O ex-deputado federal Nilson Leitão teve, esta noite, em convenção do PSDB, sua candidatura homologada a senador e deve ter chapa pura com os suplentes tucanos, que devem ser anunciados nesta sexta-feira na conclusão das articulações. O ex-governador Rogerio Salles, de Rondonópolis, pode ser 1º suplente. A convenção foi na câmara de Sinop onde começou sua carreira como vereador, depois foi deputado estadual, prefeito por dois mandatos e deputado federal também duas vezes.
Leitão disse que sua candidatura representa o “sentimento do Nortão de, pela primeira vez na história política, ter seu senador e ser a voz da região no Senado Federal. É uma necessidade enorme porque os próprios políticos mato-grossenses, de outras regiões, têm que se sentir representados com quem já é de lá, hoje um é de Cuiabá ( e Várzea Grande) e Rondonópolis (referindo-se a Jayme Campos e Wellington Fagundes). E é por isso que eu me apresento, por esta necessidade, pro eleitor escolher e eu não poderia ser omisso”, declarou. “Muitos tentaram me convencer a desistir e disse que não seria omisso e que a população vai decidir”.
Ele disse que retomará, se eleito, a mobilização que fez como deputado federal (foi líder da Minoria, do PSDB e presidente da FPA) pela diminuição das “a redução da máquina pública, que é Proposta de Emenda Constitucional de minha autoria, lutar pela redução da maioridade penal para poder proteger nossas crianças (parte delas) que estão nas mãos de bandidos porque aproveitam deles por essa questão de menor não ser preso. Precisamos fortalecer medidas nessa questão de tratamento de câncer e hemodiálise com atendimentos aqui na nossa região, como fiz aqui em Sinop quando prefeito. Ninguém pode andar mil km para fazer hemodiálise, é absurdo. O Senado é para discutir também obras estruturantes. Mas está na hora do Senado discutir o ser humano, a vida das pessoas, levar mais humanização para dentro do Congresso e isso vai fazer a grande diferença”.
Estiveram na convenção a cúpula do PSDB, o presidente Carlos Avalone, o deputado e ex-prefeito de Cuiabá Wilson Santos, a prefeita de Chapada dos Guimarães, Thelma Oliveira, os prefeitos Ari Lafin (Sorriso), de Claudia (Altamir Kurten), Rafael Pavei (Feliz Natal), Pedro Ferronato (Ipiranga do Norte), o presidente da câmara de Sinop, Remidio Kuntz, o ex-deputado federal Roberto Dorner (Republicano), os vereadores Dilmair Callegaro, Adenilson Rocha, Lindomar Guida, o ex-presidente da câmara de Cuiabá, Paulo Borges, lideranças de entidades.
A prefeita de Sinop, Rosana Martinelli, do PL, anunciou apoio a Nilson Leitão esta semana e articula apoio de lideranças locais e da região por entender que o Nortão tem que ter senador.