Mato Grosso emplacou 6.922 novos veículos, mês passado, e a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) constatou queda de 15,86% em relação a janeiro quando foram vendidas 8.227 unidades. Já no comparativo a fevereiro do ano passado a queda atingiu 10,66%.
A diminuição nas vendas no Estado foi ainda maior entre os veículos pesados. No segmento caminhões caiu 44,27%, de ônibus caiu 20% e de implementos rodoviários 36,9%. Teve queda nos automóveis (-14,5%) e comerciais leves (-12,73). O segmento de motos registrou queda de 12,19%.
Mato Grosso sofreu por fatores regionais, como política tributária e chuvas, e por outros que afetam a economia nacional. “A queda nos surpreende, mas diversos fatores podem ser citados. Acreditamos na expectativa por parte dos consumidores para já emplacarem seus veículos com a nova placa padrão Mercosul. O período de carnaval também influenciou, pois muitas pessoas direcionam recursos para viagens, debates sobre as reformas políticas que geram um cenário instável e ainda teve o receio da mudança na cobrança de impostos em Mato Grosso”, explicou Paulo Boscolo, diretor regional da Fenabrave em Mato Grosso, através da assessoria.
Carlos Melnec, representante do segmento de caminhões e ônibus, destacou que o ano deve seguir com volume de vendas muito próximo do que ocorreu em 2019, com ligeira melhora. “Nos últimos anos, frotas foram adquiridas e outras renovadas. Desta forma, 2020 deve seguir a mesma linha”.