O prefeito de Terra Nova do Norte (156 quilômetros de Sinop), Valter Kuhn confirmou que já está providenciando as documentações necessárias para decretar estado de emergências no municípios após as fortes chuvas que caíram nos últimos dias causarem estragos em pontes, bueiros e nas estradas vicinais que dão acesso aos moradores das comunidades até a cidade.
“Nós adotamos uma estratégia de arrancar toda a ponte que estava com algum problema e reconstruir ela com uma estrutura melhor e cabeceira de pedra, isso pra ela durar uns 10 a 15 anos sem prejuízo ao município. Conseguimos uma grande quantidade de madeira junto ao IBAMA e com o dinamismo da nossa equipe estamos melhorando nossa infraestrutura a cada ano, sabemos que tem muito o que fazer ainda, mas essa situação que herdamos de outras gestões. Neste ritmo e estratégia, em pouco tempo teremos uma nova realidade para as pontes do interior”, disse Kuhn, através da assessoria.
Foram registrados prejuízos em pontes e bueiros na Linha Paraná, Estrada da Oitava Agrovila, Estrada da Guia, região da Uru, Peru, São Pedro, Sagrada Família, Coplaca no Travessão do Vilmar Barato entre outros. De acordo com informações da assessoria, muitos produtores ficaram temporariamente isolados. Os servidores das secretarias de Infraestrutura fizeram algumas de recuperação e a trafegabilidade está normalizada recuperando ao menos 15 pontos danificados.
Também ocorreram pontos de alagamento na cidade e a equipe está trabalhando com os maquinários. No entanto, neste momento a prioridade tem sido o trajeto do transporte escolar e o escoamento dos alimentos produzidos pelos produtores da região.
No levantamento feito pelo departamento de engenharia da prefeitura, o município possui cerca de 420 pontes e bueiros além de 1,5 mil quilômetros de estradas não pavimentadas que precisam de manutenção.
Conforme Só Notícias já informou, em Feliz Natal (130 quilômetros de Sinop) a chuva também causou estragos. O volume de água foi tão forte que arrancou toda a tubulação de concreto e, com isso, danificou parte da estrutura de uma residência de madeira construída às margens do córrego.