PUBLICIDADE

Secretaria constrói fluxos para atender possíveis casos de Coronavírus em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

Apesar de Mato Grosso ainda não ter registrado casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), todos os hospitais da rede estadual do Sistema Único de Saúde (SUS) estão preparados para realizar os primeiros atendimentos aos possíveis pacientes infectados ou com quadro suspeito da enfermidade. Para situações de casos graves do Covid-19, o Plano de Contingência Estadual da Secretaria de Estado de Saúde prevê o Hospital Universitário Júlio Müller como referência. O Hospital Estadual Santa Casa também foi selecionado para atuar como unidade de retaguarda, principalmente para pacientes pediátricos. Já as demais unidades de saúde ficam encarregadas do atendimento às situações iniciais e aos casos leves e moderados.

“Caso tenhamos diagnósticos confirmados de coronavírus em Mato Grosso, os pacientes com grau leve e moderado serão inicialmente atendidos pelas unidades básicas e continuarão sendo acompanhados em casa – visto que apresentarão os sintomas de uma gripe –, onde receberão as recomendações terapêuticas. Os casos só serão direcionados aos hospitais caso haja o agravamento da situação; em casos de agravamento máximo do quadro, o hospital de referência será o Júlio Müller”, explicou o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.

O secretário-adjunto de Atenção e Vigilância em Saúde do Estado, Juliano Melo, reforça que os dois hospitais foram selecionados para atender, durante o período de contingência, pacientes com sintomas mais graves. A tendência é de que, em um contexto com mais casos suspeitos ou confirmados, as principais unidades de Mato Grosso também tenham condições de receber esses pacientes.

“São casos de síndrome gripal e doença respiratória aguda, casos que normalmente os hospitais já atendem. Diante deste cenário de coronavírus, eles devem entrar em uma rotina que só vai ocorrer conforme a necessidade, frente a uma crescente confirmação de infecção pelo vírus”, explica Juliano.

Em Mato Grosso, até ontem, seis casos suspeitos de coronavírus estão em investigação. Os pacientes apresentam sintomas relativos à doença respiratória e possuem histórico de viagem para países onde há a circulação do novo vírus. Os casos que levantam a suspeita do Covid-19 estão em Glória D’Oeste (2), Alto Taquari (1), Sorriso (1) e Cuiabá (2). Havia suspeita de dois em Sinop e Nova Mutum e os exames deram negativo.

O Ministério da Saúde atualiza diariamente os dados de casos suspeitos e confirmados do vírus no país. A SES também divulga diariamente o monitoramento do COVID-19 em Mato Grosso. As informações são da assessoria.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE