A prefeitura de Vera (80 quilômetros de Sinop) emitiu nota informando que “não houve nenhuma suspeita de caso de Coronavírus no município e tranquiliza a todos, principalmente os pacientes que foram atendidos no Pronto Atendimento e que não há riscos eminentes à saúde” após circulação de boatos de possível contaminação na cidade.
Por outro lado, ontem, a secretaria estadual de Saúde confirmou que está sendo investigado o primeiro caso suspeito de Coronavírus em Sinop. O secretário municipal de Saúde, Kristian Barros disse, ao Só Notícias, que a paciente veio de São Paulo e está em isolamento domiciliar. “Estamos fazendo todo o isolamento necessário. Mandamos uma infectologista para avaliação. Caso se confirme a suspeita, vamos seguir a orientação do Ministério da Saúde e encaminhar ao Hospital Regional de Sorriso, que está responsável e tem uma ala específica para isso. São os bombeiros que fazem esse transporte já que possuem os equipamentos necessários de proteção”.
Outros sete que levantam a suspeita estão em Sorriso (1), Nova Mutum (1) Glória D’Oeste (2), Cuiabá (2), Alto Taquari (1). Esses pacientes apresentam sintomas relativos à doença respiratória e possuem histórico de viagem para países onde há circulação do novo vírus.
De acordo com o setor estadual de Vigilância Epidemiológica, os números estão sendo gradativamente atualizados no sistema do Ministério da Saúde – que, até o momento, contabiliza apenas cinco casos suspeitos de Covid-19 em Mato Grosso.