A prefeita Rosana Martinelli confirmou, há pouco, que já concluiu o projeto de lei que prevê a doação de um terreno com 5 mil metros quadrados para o Corpo de Bombeiros. A área fica localizada na avenida das Figueiras, entre os bairros Jardim Europa e Delta (cerca de 1,5 quilômetro da Unemat). No local, será implantado um posto avançado do 4º Batalhão.
Conforme o anúncio da gestora, o posto avançado “se faz necessário para que os bombeiros possam atender melhor e com mais rapidez os acidentes e toda comunidade de Sinop”. Atualmente, o ponto de concentração do batalhão em Sinop fica localizado na rua João Pedro Moreira de Carvalho, às margens da BR-163, no Setor Industrial.
Com a nova unidade os bombeiros devem atender com maior agilidade ocorrências em uma região de abrangência direta em mais de 40 bairros nos setores Norte e Oeste do município.
Agora, o próximo passo do executivo é encaminhar o projeto à câmara municipal para apreciação. Caso aprovado, a doação do terreno será concretizada. A previsão é que cerca de R$ 200 mil devem ser repassados pelo governo do Estado para realizar a obra.
O coronel Giovanni Eggers participou da confirmação com a prefeita e pediu entendimento do legislativo para aprovação da propositura. “É um marco e eu quero agradecer o empenho da prefeita, porque é uma luta antiga nossa. Quero aproveitar a oportunidade e fazer um pedido já que esse projeto vai ser encaminhado para aprovação dos vereadores, para que eles entendam a necessidade desse posto”, enfatizou.
Atualmente, o batalhão da capital do Nortão é formando por 66 militares que trabalham 24 por 36 horas. O projeto do novo posto o contempla uma viatura de resgate com motorista e três socorristas, garagem, alojamento com banheiro e uma cozinha. O local funcionará 24 horas, a troca de comando será feita no batalhão na rua João Pedro Carvalho e a equipe de plantão se deslocará ao alojamento onde aguardará solicitações de ocorrências
Havia sido cogitada a implantação de um posto avançado na antiga secretaria municipal de Obras, entre as avenidas Bruno Martini e André Maggi (próximo ao cemitério), porém, em 2018, a prefeitura respondeu ao Corpo de Bombeiros que por questões financeiras não seria possível. Hoje, no local funciona o Conselho Municipal de Educação.