A prefeitura assegurou, nos três anos de sua gestão, a prefeita Rosana Martinelli repassou R$ 12,2 milhões em recursos a entidades diversas e em atuação no município. A liberação ocorreu mediante termos de fomento celebrados entre as partes, compreendendo tanto recursos próprios quanto emendas. As cifras contemplaram instituições que atuam nos eixos social, de educação, idosos, dependentes químicos, entre outros. “A prefeitura, por meio destas parcerias com as entidades, auxilia muitas instituições na execução de seus planos de trabalho. São entidades que ajudam e prestam um grande serviço à sociedade com a realização de serviços a públicos diversos e que, sem este apoio pelas instituições, o poder público sozinho não conseguiria dar conta. Estamos fortalecendo nossas parcerias”, avalia a prefeita, através da assessoria.
Na relação de beneficiadas encontram-se, por exemplo, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae-Sinop), Conselho da Comunidade, Centro Social Menino Jesus, Centro Espírita Maria de Nazaré, Associação Comunitária de Orientação e Aprendizagem ao Adolescente de Sinop (Acoas), Lar Vicentino, Centro de Apoio e Reabilitação de Toxicômano e Alcoolistas (Cartas), Associação dos Deficientes Visuais e Amigos de Sinop (Adevas), Senhoras Rotarianas, Centro de Acolhimento e Proteção ao Adolescente de Sinop (Caopa), Associação dos Aposentados, Associação Protetora dos Animais de Sinop (Apams), Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), entre outras.
Ela acrescentou que, com a viabilização dos repasses, a administração pública municipal segue apoiando também o social, assegurando políticas de desenvolvimento nesta área. “Somos gratos pelos trabalhos que as entidades atuantes em Sinop prestam e é compromisso de nossa gestão que o apoio permaneça. A cada ano trabalhamos para avançar nas mudanças”, acrescentou.
Para solicitar apoio do município na implementação de projetos ou outras ações as instituições devem estar, inicialmente, com todo dispositivo legal registrado e em dia (documentações, por exemplo) ter cadastro nos conselhos municipais em cujas grandes áreas atuam (Educação, Saúde e Assistência Social). A partir do recebimento dos planos de trabalho é que a prefeitura inicia as avaliações. As formalizações podem ocorrer durante o ano todo, mas de acordo com a disponibilidade de recursos do município. Toda instituição que recebe os recursos deve fazer a prestação de contas posteriormente.