PUBLICIDADE

Bombeiros fazem treinamento de brigadistas para o Vinde e Vede em Cuiabá

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: divulgação/arquivo)

O curso de brigadistas realizado Corpo de Bombeiros Militar de Cuiabá a voluntários que trabalharão no 34º Vinde e Vede terminou ontem, com a presença do Arcebispo de Cuiabá, Dom Milton Antônio dos Santos e do Comandante da unidade o tenente Coronel, João Paulo Nunes de Queiroz. Além de assistir a uma simulação de atendimento a primeiros socorros, o Arcebispo visitou as instalações do Batalhão e foi convidado a dar um passeio no caminhão dos bombeiros.

“Os bombeiros possuem grande importância em nossa sociedade pois salvam vidas. Eu já realizei o curso de brigadista, e hoje pude conhecer um pouco mais do trabalho desse profissional que merece todo nosso respeito e admiração pela sua bravura e por serem heróis anônimos que arriscam as suas vidas para salvar o próximo. Foi uma sensação única a de andar no caminhão, vemos as crianças maravilhadas por essa viatura e agora entendo o porquê. Parabéns ao trabalho que executam”, declarou Dom Milton após o passeio.

O arcebispo também lembrou que quem for assistir ao 34º Vinde e Vede, de 22 a 25 deste mês, no Memorial João Paulo II em Cuiabá, “terá a certeza de estar em boas mãos. Brigadistas treinados pelos profissionais bombeiros do Estado, além de contar com a presença do efetivo do próprio Corpo de Bombeiros”, garantiu.

De acordo com informações do tenente coronel João Paulo Nunes de Queiroz, a formação de brigadistas de incêndio para o 34º Vinde e Vede faz parte da Operação Carnaval 2020 do Corpo de Bombeiros. “Este foi um curso de 16 horas, realizado dias 08 e 09 de fevereiro, para voluntários que irão atuar como brigadistas de incêndio diretamente durante as festividades do Vinde e Vede. Para isso, receberam instruções práticas e teóricas de incêndio e primeiros-socorros para que os formandos saibam lidar com diversas situações de emergência que venham a ocorrer no transcurso dos quatro dias do evento”, explicou o comandante.

O instrutor do curso, segundo tenente do Bombeiros Frank, foram detalhados aos alunos sobre: comportamento e propagação do fogo, combate a princípio de incêndio, manuseio de extintores, abandono de área, reanimação cardiopulmonar e imobilização de vítimas, entre outros.

João Vitor de Moura, trabalhará como brigadista voluntário para o 34º Vinde e Vende, pela primeira vez e confessou que estava curioso por fazer o curso oferecido pelo Corpo de Bombeiros Militar. “Eu tinha muita vontade e curiosidade de saber como era esse curso. Gostei bastante, aprendi sobre a importância do trabalho em equipe e como ela pode salvar vidas”, declarou.

Já Thiago Felipe Pereira, não imaginava o leque de informações que receberia durante o curso. “Durante o curso, eles ensinaram a operar equipamentos de combate a incêndios, identificar produtos perigosos e a reconhecer seus riscos, além de prestar os primeiros socorros. Muita informação importante que como participante do evento a gente nem imagina”, disse.

“Essas capacitações são muito importantes, pois preparam nossos colaboradores para enfrentar situações emergenciais na operação de equipamentos de combate a incêndios e ainda a trabalharem ações de caráter preventivo. Nesse ponto de vista, nossos parceiros da segurança pública são muito importantes na organização do evento pelo suporte que nos dão. Tudo o que estiver ao nosso alcance para proporcionar um evento seguro para milhares de jovens e famílias que trocam o carnaval de rua por uma programação religiosa extensa, assim o faremos”, completou o Arcebispo Dom Milton Santos.

Um café da manhã marcará o lançamento oficial da 34ª edição do Vinde e Vede, na próxima quarta-feira, às 8h no Memorial João Paulo II, bairro Morada do Ouro, em Cuiabá.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE