PUBLICIDADE

Mais de 16 mil casas inspecionadas no mutirão contra dengue em Sinop e 46 caçambas de lixo recolhidas

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias

A ações do mutirão contra a dengue, realizado pela prefeitura de Sinop, e divulgado pela da Sala de Emergência, entre 13 e 31 de janeiro foram vistoriados 26 bairros. Nesses locais, 16.591 casas receberam a visita dos agentes; 7.704 estavam fechadas ou tiveram recusa do morador para a inspeção.

Os dados ainda mostram que dessas residências, 622 continham focos do mosquito Aedes aegypti; 252 foram tratadas com larvicidas; 78 foram notificadas; 48 receberam o termo de vistoria e ciência; e, ainda, seis foram multadas imediatamente. Além da visita, 46 caçambas de lixos que estavam depositados nos quintais foram recolhidas.

Para a realização de todos esses trabalhos a gestão municipal realizou a inserção de 60 novos servidores ao efetivo de Agentes de Combate a Endemias.  Conforme o coordenador do Centro de Endemias, Cesário Rocha, a ação da prefeitura, também, contou com o apoio de muitos populares, tendo o registro de 488 denúncias por meio do aplicativo Se Liga Sinop e outros setes mutirões realizados por iniciativa da comunidade.

“Estamos nas ruas empenhados a eliminar o mosquito, mas é necessário que toda a sociedade colabore. Temos muitos moradores envolvidos na causa, inclusive, estão ajudando no mutirão. E a gente continua pedindo para aqueles que não conseguem ajudar em coletivo, que possam, pelo menos, manter seus quintais e calhas limpas, assim, unidos, não daremos chances para o mosquito nascer”, relata o coordenador.

Entre as estratégias traçadas a prefeitura vem realizando a limpeza de áreas públicas institucionais sob sua responsabilidade, priorizando-as, bem como em valas, valetões e bueiros. No entanto, para que elas se mantenham livres de sujeira e lixo, é preciso que a população não pratique descarte irregular de entulho, pois são potenciais criadouros.

Em caso de terrenos particulares, o município atuará de forma intensiva, apoiado na lei municipal que estabelece as condutas e diretrizes de meio ambiente, prevendo penalidades em caso de sujeira.

A força tarefa que combate os focos do mosquito transmissor da doença para inspecionar, esta semana, residências nos bairros Jardim das Primaveras, Parque das Araras, Boa Esperança, Santa Rita, Novo Estado, Nações, Paraíso, Lisboa, Umuarama II, Maripá e Jaraguá Sul. Entre os dias 1º e 26 do mês passado, 544 casos de dengue foram confirmados em Sinop, sendo que 16 tiveram sinais de alarme e 6 considerados graves. Foi confirmada uma morte e duas estão sendo investigadas.

Conforme Só Notícias já informou, do dia 1º a 30 de janeiro, 732 casos da doença foram confirmados. A média é superior a 24 confirmações diárias. O índice aumentou mais 1.685% em comparação ao mesmo período do último ano, quando ocorreram 41 casos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE