O IMEA (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária) informou, esta tarde, que atualizou os números da safra de soja 2019/20 no Estado. A área, que na safra 2018/19 foi estimada em 9,67 milhões de hectares, deverá alcançar 9,82 milhões de hectares na safra atual, principalmente devido ao avanço da soja nas regiões Norte, Nordeste e Médio-Norte do Estado.
“Já em relação à produtividade, os resultados percebidos a campo até o momento ilustram um potencial acima daquele visto na safra 2o17/18, quando Mato Grosso atingiu níveis recordes de rendimento da soja. Assim, a estimativa para a safra 19/20 passa a ser de 57,71 saca/hectare, o que representa 0,46 saca/hectare acima ao da safra 2017/18. Com isso, a produção do Estado pode chegar a 34,01 milhões de toneladas”, estima o instituto.
“Os principais motivos desse aumento envolvem as condições climáticas favoráveis dessa safra, as quais permitiram dias com boa incidência de sol e chuva em momentos importantes do ciclo da cultura, o que, juntamente com o bom manejo do agricultor, garantiu um bom potencial produtivo das áreas”, conclui.