A força tarefa que combate os focos do mosquito transmissor da doença para inspecionar, esta semana, residências nos bairros Jardim das Primaveras, Parque das Araras, Boa Esperança, Santa Rita, Novo Estado, Nações, Paraíso, Lisboa, Umuarama II, Maripá e Jaraguá Sul. Entre os dias 1º e 26 do mês passado, 544 casos de dengue foram confirmados em Sinop, sendo que 16 tiveram sinais de alarme e 6 considerados graves. Foi confirmada uma morte e duas estão sendo investigadas.
A orientação é que os moradores “antecipem-se e realizem a limpeza dos quintais/imóveis e deixe na calçada aqueles lixos que acumulam água”, no entanto “não serão coletados galhos de árvores, entulhos de construção, madeira ou mato”.
Durante a força tarefa, além da verificação em imóveis, são realizadas notificações de terrenos particulares, limpeza de áreas públicas e coleta com caçambas. Até o momento, mais de 11 mil imóveis já foram visitados, sendo que 459 estavam com foco da dengue, em 202 residências houve o tratamento com larvicidas e mais de 5,8 mil terrenos estavam fechados. O trabalho também contabilizou 78 notificações, seis multas imediatas, 48 termos de vistorias e ciência e 35 caçambas de lixo recolhidas.
Conforme Só Notícias já informou, para ajudar a suprir a demanda da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a prefeita Rosana Martinelli determinou que os postos de saúde dos bairros Maria Vindilina 2, Jardim Jacarandás e Sabrina atendam até às 22h de segunda a sexta-feiras. Excepcionalmente, os postos do Jardim Violetas e Menino Jesus também contam expediente aos sábados.
Os laboratórios municipais localizados na avenida dos Jacarandás, Jardim Umuarama II e na avenida André Maggi, no Jardim das Violetas também farão horário estendido para coleta e resultados de exames, sendo das 7h às 17h.