O piloto de Sinop, Gilmar Pereira Flores, o Joaninha, caiu durante uma manobra com sua moto, há pouco, na final da sexta edição do Duelo de Motocross 2020, que foi realizado em Atibaia, no interior do estado de São Paulo. Ele executava um backflip tsunami quando bateu violentamente contra o solo na conclusão do salto.
Joaninha foi imobilizado pela equipe dos bombeiros que estava no local com a colocação de um colar cervical e levado ao hospital para receber atendimento médico mais detalhado.
A assessoria do piloto e vereador em Sinop confirmou, ao Só Notícias, que foi constatado que ele teve uma fratura no fêmur e também teve uma fratura de costela, a qual perfurou um dos pulmões, gerando um pneumotórax laminar (acúmulo de ar entre a pleura e a caixa torácica) e precisará passar por cirurgia.
Joaninha está consciente e se encontra internado na Santa Casa de Atibaia, onde está recebendo todos os cuidados. Neste momento, ele está sendo submetido a uma cirurgia para o ferimento na perna. Posteriormente, fará a colocação de um dreno de tórax, procedimento considerado relativamente simples, porém, necessário para evitar eventuais complicações respiratórias. Ainda não há data definida para esse segundo procedimento e não há previsão de alta.
Além de Joaninha, o piloto Fred Kyrillos também sofreu uma queda. Ele que estava em busca do tetracampeonato, caiu no aquecimento para as quartas-de-final ao tentar fazer um front flip, um mortal para frente. Kyrillos teve lesões no ombro direito, joelho e tornozelo esquerdo e ficou fora da disputa.
Também participaram da competição os pilotos Marcelo Simões, Nicolas Ferreira, Claudinho Rocha, Brian Mccarty e Kiko Silva, que foi campeão após desistência do chileno Javier Villegas na volta final.