Começa hoje o horário estendido para atendimentos a pessoas com sintomas de dengue, em cinco Unidades Básicas de Saúde. Os postos Menino Jesus e Violetas ficarão abertos de segunda a sábado, das 7h às 22h, e os postos Sabrina, Jacarandás e Maria Vindilina II de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h.
Além da ampliação no horário, essas unidades estão coletando sangue para a realização do exame que diagnostica a doença e entregando o resultado no período máximo de 24h. Seguindo a determinação da prefeita Rosana Martinelli, o atendimento a este público está sendo de forma contínua e em livre demanda e, se houver a necessidade, o paciente já deve receber, na própria unidade, a hidratação com soro.
Os laboratórios municipais localizados na Avenida dos Jacarandás (CIAMS), Jardim Umuarama II (Rua José Gonçalves) e na Avenida André Maggi (Jd. Violetas) também farão horário estendido para coleta e resultados de exames, sendo das 7h às 17h.
A determinação na ampliação dos atendimento nos posto foi feita, ontem, pela prefeita Rosana Martinelli, como estratégia para desafogar à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), da avenida André Maggi, que está superlotada e não consegue atender em um menor tempo a demanda.
“Estamos tomando essa atitude porque a gente sabe da preocupação. A Unidade de Pronto Atendimento não comporta o volume de pessoas que está procurando para casos de dengue -mais de 200 dias fora as outras demandas. Para amenizar essa situação vamos ter esses cinco postos de saúde fazendo esse horário estendido sem horário de almoço, livre demanda. Você está com suspeita que é dengue? Pode ir no seu posto de saúde. Não que as pessoas não possam procurar a UPA, mas para evitarmos o tempo de espera que as pessoas estão tendo, pedimos para que se direcionem aos postos de saúde”, disse ela, anteriormente, entrevista coletiva.