PUBLICIDADE

Sinop dobra volume de vendas no exterior e dá salto em rankings estadual e nacional

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm foto: arquivo/assessoria)

O ano de 2019 terminou extremamente positivo para Sinop nas exportações. O município dobrou o valor de vendas externas e subiu a 9ª colocação no ranking estadual de exportação para o 5º lugar. No Brasil, a ascensão foi de 54 posições, saltando da 256ª colocação para 202ª. De acordo com os números do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, fechados na segunda quinzena de janeiro, Sinop acumulou U$ 818 milhões em vendas para o mercado externo em 2019 contra U$ 408 milhões em 2018, um crescimento superior a 100% que dá ao município 5,2% de tudo o que foi  exportado em Mato Grosso.

As importações, que já vinham numa crescente de 2017 para 2018 também cresceram 73% e saltaram de U$ 59,8 milhões para U$ 103,6 milhões, fazendo de Sinop o 6º município que mais importa em Mato Grosso. Desta forma, o saldo da balança comercial terminou em U$ 715 milhões contra U$ 348 milhões em 2018.

Não há muita diversidade nos produtos exportados, todos oriundos do agronegócio e sem industrialização. A soja responde por 58% das vendas externas e o milho por 40%. O restante se divide entre a madeira, que já foi o principal produto de Sinop, e a carne.

Na importação, a compra de insumos para a produção agrícola ainda impera, mas, diferente de outros municípios da região, percebe-se a importação de maquinários para fomentar a industrialização em torno da matéria-prima produzida.

A China também é o principal destino dos produtos sinopenses, mas em quantidade menor do que as cidades vizinhas e até mesmo do que a média estadual, sempre acima dos 30%. De Sinop, os chineses compraram U$ 173,8 milhões e ficaram com 21% da produção. O México veio forte às compras e teve uma ascensão superior a 2 mil por cento. O país da América do Norte gastou U$ 93,2 milhões em Sinop e fechou em segundo lugar no ranking com 11% das compras.

Espanha, com 9,4%, Turquia, com 7,9%, e Egito, com 5,2%, fecham a lista dos cinco maiores clientes dos produtores de Sinop. O Irã, que mantém forte relação comercial com Mato Grosso, só aparece em 6º com 4,7% de participação nas exportações sinopenses.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop ganha quase 6 mil novas empresas; 2,5 mil fecharam

Sinop ganhou 5.998 novas empresas de micro, pequeno, médio...

Mato Grosso segue com 2ª menor taxa de desemprego do país, aponta IBGE

Em mais um trimestre, Mato Grosso segue com uma...

Black Friday em Mato Grosso deve movimentar mais de R$ 500 milhões, aponta Fecomércio

Mato-grossenses devem gastar mais durante a Black Friday, conforme...

Sinop: sobe preço da carne, arroz, tomate, café e preço médio da cesta básica vai a R$ 854

O Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Unemat, em...
PUBLICIDADE