A Polícia Rodoviária Federal segue na região noroeste para garantir o cumprimento da portaria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DBIT) que proíbe o tráfego de carretas com peso bruto acima de 48,5 toneladas na BR-174, entre Castanheira e Colniza. Além de fiscalizar as cargas, os agentes têm como missão garantir a trafegabilidade e a segurança no trecho. A operação segue até abril, quando se encerra o período de chuvas na região.
Devido às condições climáticas, a estrada de chão, com pontes de madeira, é suscetível à alagamentos e interdições, por isso, o DNIT decidiu pela proibição de circulação de carretas e bitrens com mais de 48,5 toneladas entre Castanheira, Juruena e Colniza. Até esta tarde, a PRF não havia registrado casos de descumprimento da portaria.
O controle será feito por meio de balança implantada no início do trecho que compreende esses três municípios, localizada no quilômetro 825 da BR-174/MT. Também será realizado controle de restrição de tráfego nos pontos que requerem maior atenção.