Mandados de busca e apreensão e três prisões, sendo duas por homicídio, já foram cumpridos nos dois dias da “Operação Salutem”, que foi deflagrada ontem, na Região Integrada de Segurança Pública de Sinop que contemplando também as cidades de Tapurah, Itanhangá, Feliz Natal, Sorriso, Nova Ubiratã, União do Sul, Santa Carmem, Cláudia, Ipiranga do Norte e Vera. O balanço parcial das ações policiais foi confirmado, há pouco, pela secretaria de Estado de Segurança Pública, ao Só Notícias.
O trabalho das equipes é para cumprimento de mandados judiciais, bloqueio policial com abordagens a pessoas e veículos, saturação em áreas críticas conforme mapeamento criminal, lei seca, vistoria em estabelecimentos comerciais e barreira policial em áreas rurais. A primeira prisão aconteceu após o suspeito ser abordado, durante checagem foi constatado o mandado de prisão. O segundo e terceiro suspeitos foram presos por acusação de crimes de homicídios.
Segundo o comandante da regional, coronel PM Wesney Sodré, a operação é importante para cumprir mandados contra pessoas autoras de delitos criminais na região. “Estamos retirando de circulação criminosos de alta periculosidade, aumentando a presença física dos policias nas ruas, promovendo a sensação de segurança e a paz social, que certamente contribuirá para a redução dos indicadores criminais, que é nosso objetivo, mantendo sob controle a violência urbana e rural”, afirma.
Também nos dois dias de operação, cinco pessoas foram conduzidas para a delegacia, sendo dois por mandado de prisão em aberto também por homicídio, um por desacato, um por posse de entorpecente e um por tráfico, posse ilegal de arma de fogo.
O delegado regional de Sinop, Douglas Turíbio, afirma que o mandado expedido é referente a um homicídio doloso, ocorrido em 2015. Na ocasião, um dos suspeitos que teve participação no crime, não havia sido encontrado. “Ele nunca havia sido localizado e nem procurou a justiça por intermédio de sua defesa. Foram várias
Participam da operação Polícia Militar, Civil, Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros Militar, Sistema Penitenciário, Guarda Municipal, e o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).