A assessoria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) confirmou, ao Só Notícias, que uma equipe fez as vistorias necessárias na altura do quilômetros 850 da BR-174, na região de Castanheira e Juruena (776 e 885 quilômetros de Cuiabá), e liberou totalmente tráfego de veículos, hoje, por volta das 13h30, após o nível da água baixar consideravelmente. Não houve necessidade de fazer reparos no trecho.
Esta manhã, o rio Vermelho alagou a pista e, por este motivo, o tráfego foi totalmente proibido. O trecho da rodovia que ficou alagado fica cerca de 25 quilômetros à frente de Castanheira, a cerca de 75 quilômetros de Juruena. Ainda esta semana, o DNIT vai publicar uma portaria definindo as restrições de peso e tipos de carga permitidos na BR-174.
O DNIT reforçou ainda que a BR-174 trata-se de uma rodovia rural não pavimentada, que foi federalizada em dezembro de 2014. A pavimentação da BR-174, de Castanheira a Colniza está prevista por meio do convênio 143/2013, firmado com a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra).
A previsão de investimento para esse empreendimento é de aproximadamente R$ 685 milhões, do km 815 ao 1137 (Castanheira a Colniza). Para a evolução do empreendimento, é necessária a aprovação dos estudos ambientais e de componentes indígenas por parte da Funai e da Sema;
O DNIT possui contratos de manutenção na região. De setembro até agora, foram realizados patrolamento, encascalhamento e restauração de pontes de Castanheira a Colniza. A rodovia conta com 129 pontes, sendo duas de concreto e o restante de madeira;
Atualmente, são três contratos de manutenção na região que cobrem uma extensão de 363,70 km. O DNIT está com sete frentes de serviço na rodovia. A atuação foca na recuperação dos pontos críticos da rodovia e na recuperação das estruturas das pontes de madeira que se encontravam mais desgastadas, visando garantir a trafegabilidade.