A prefeitura aderiu a campanha janeiro branco com objetivo mobilizar a sociedade sobre a saúde mental e bem-estar de quem é usuário do SUS (Sistema Único de Saúde). Em Nova Mutum o atendimento a esse público é feito através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), na rua das Primaveras Bairro Alto da Colina. Neste mês, a secretaria preparou várias ações com atividades ao ar livre, rodas de conversas, publicações de mensagens alusivas e reflexivas sobre o tema saúde emocional e programação de ações em unidades de saúde com distribuição de folhetos informativos à população.
A psicóloga Jacqueline Manzano, coordenadora do centro, argumenta que os trabalhos relacionados à saúde mental envolvem uma equipe multidisciplinar. “Nossa equipe é composta por médico, psicólogo, enfermeiro, assistente social, artesão, técnico de enfermagem, setor administrativo e serviços gerais. Essa equipe elabora o planejamento de atividades concentrando o foco na oferta de atendimento para pessoas com transtornos mentais graves”, explica, através da assessoria.
A secretária de Saúde, Anke Schwabe acrescenta que “muitas pessoas precisam de ajuda e até então estavam em silêncio com seus traumas e complexos, e quando surgiu essa campanha juntamente com a organização dos municípios para debater o que é Saúde Mental, esse público ganhou voz e passaram a ter outro sentido de vida”, relata.