Cerca de 2,5 milhões de acessos foram registrados em 2019 aos serviços disponibilizados pelo Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran) por meio do aplicativo MT Cidadão. A quantia representa mais de 50% da demanda do aplicativo, que gerou mais de 4 milhões de acessos em todos os serviços ofertados pelo Estado.
A consulta de informações de veículo é o serviço com maior número de acessos, com mais de 680 mil registros. Em seguida, está a consulta do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) para entrega domiciliar, com mais de 500 mil acessos. Já a consulta das turmas disponíveis para agendamento de prova teórica para habilitação é o terceiro serviço mais acessado, com 230 mil registros.
Pelo aplicativo, o cidadão tem acesso a uma série de serviços do Detran, como consulta a informações de veículo, consulta a informações de condutor, consulta ao resultado de recurso de infração, certidão negativa de multa, emissão da certidão de condutor, validação de documentos, agendamento de exame teórico, consulta a turmas de exame teórico, certidão de propriedade, consulta a valores e taxas de serviços, extrato de multa – DETRAN; licenciamento anual on-line; 2ª via do CRLV e envio domiciliar, permissão internacional para dirigir, processo de segunda via de CNH, processo de CNH definitiva, emissão de débitos de pessoa e emissão de débitos de veículos.
Segundo o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, atualmente a presença do motorista a uma unidade da autarquia só é necessária em casos de atualização de endereço, vistoria veicular, biometria e foto para CNH, por exemplo.
“Disponibilizar os serviços do Detran-MT por meio de aplicativo é uma forma de proporcionar maior comodidade e praticidade ao cidadão, de poder resolver suas demandas pelo celular”, disse.