Algumas das famílias que tiveram suas casas inundadas durante a forte chuva que caiu sobre Juína (436 quilômetros de Sinop) na quinta-feira estão começando a retornar. Outras ainda continuam nos imóveis dos familiares aguardando as águas baixarem ainda mais.
Em média, o Corpo de Bombeiros atendeu 115 familiares e a Assistência Social está cadastrando aqueles que precisam de ajuda com cobertores, alimentos entre outros para voltarem para suas residências. Além disso, algumas igrejas e instituições também estão com campanha para arrecadação de donativos para os atingidos.
As regiões mais afetadas e que necessitaram de intervenção do Corpo de Bombeiros durante a forte chuva foram a comunidade da Verdam, o bairro São José Operário, Modúlo 4, Palmiteira, Linha 5 e Parque Laranjeira.
Os dois chamados de maiores complexidades foram a ocorrência de alagamento no Parque Laranjeira, pois a parte inferior da residência estava totalmente alagada. A família composta de 3 pessoas estava presa no sobrado, já que não conseguiram sair por si só, devido ao grande volume de água e forte correnteza.
A guarnição utilizou as técnicas e equipamentos necessários para chegar até eles. Com auxílio de cabo guia, caiaque e coletes salva-vidas foi feito a retirada da família. O proprietário da residência queria permanecer no local acreditando que as águas diminuiriam rapidamente, porém, por segurança, a guarnição o orientou a sair do local devido ao risco.
O segundo chamado de grande proporção foi o desabamento de uma residência no bairro Palmiteira, por volta das 5h da madrugada. A casa desabou devido à sua proximidade com o Morro do Vanzella, onde houve um deslizamento de terra. Uma vítima ficou presa nos escombros e, com auxílio de populares, foi possível resgatar o senhor, que foi avaliado no local pela equipe avançada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).