O Flamengo anunciou oficialmente que não participará da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2020. A alegação é que os jogadores do Sub-20 serão utilizados na Taça Guanabara. O Rubro-Negro formalizou a decisão através de nota em seu site oficial.
Segundo o clube carioca, como as férias do elenco profissional só se encerram em janeiro, muitos dos garotos da base serão aproveitados nos primeiros jogos do estadual. A Taça Guanabara tem início em meados de janeiro, quando a Copinha estará na fase final.
Ainda de acordo com o Flamengo, seis jogadores inscritos para a competição de base sofreram lesões que impedem suas respectivas participações no torneio. Além disso, o Rubro-Negro alegou que tentou incluir novos atletas na lista de inscritos, mas a Federação Paulista de Futebol (FPF) negou o pedido.
Com quatro títulos em sua galeria, o Flamengo só fica atrás de Fluminense (5) e Corinthians, como maior vencedor da Copa São Paulo. Além do Mengão, Internacional e São Paulo também têm quatro taças da competição. A última conquista do clube foi em 2018, quando a equipe venceu o Tricolor Paulista por 1 a 0 na decisão.