O município de Guarantã do Norte (233 quilômetros de Sinop) teve, pelo décimo primeiro mês consecutivo, resultado positivo na geração de empregos, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Em novembro, juntas as empresas e indústrias de todos os segmentos contrataram 130 funcionários, resultado de 365 admissões e 235 demissões. Em outubro, o saldo foi um pouco melhor com 154 novas vagas.
No mês passado, a indústria da transformação se destacou e teve o melhor resultado. Foram 79 contratações a mais, resultado de 155 admitidos e 76 dispensados. O comércio foi o que teve o segundo melhor desempenho com 38 empregados a mais, saldo de 118 contratados e 80 demitidos.
Já o setor de serviços abriu 8 nova vagas, resultado de 52 que começaram a trabalhar e 44 mandados embora. A agropecuária abriu 5 novas vagas e o extrativismo mineral duas a mais.
Por outro lado, o setor da construção civil demitiu 2 a mais, saldo de 15 demissões e 13 contratações. Com esse resultado, de janeiro a novembro deste ano, Só Notícias apurou que as empresas e indústrias em Guarantã do Norte empregaram 568 pessoas a mais. Já em 12 meses, são 555 novos postos de trabalho.
Nova Mutum teve saldo negativo demitindo mais funcionários em novembro. Lucas do Rio Verde contratou mais e teve 7º resultado positivo no ano. Sorriso gerou mais de 200 empregos. Sinop teve o melhor desempenho no Nortão com 209 empregados a mais.