PUBLICIDADE

Governador inaugura centro de tecnologia da informação da Polícia Civil de Mato Grosso

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Christiano Antonucci/assessoria)

O Centro de Tecnologia da Informação da Polícia Civil foi inaugurado, hoje, pelo governador Mauro Mendes. A unidade funciona na sede da Diretoria Polícia Civil, em Cuiabá, tem equipamentos modernos com maior capacidade de armazenamento de dados e servidores capacitados e também proporciona suporte para implantar o inquérito eletrônico e integração junto ao sistema do Poder Judiciário já existente, reunindo assim no mesmo ambiente físico todas as áreas de tecnologia da informação da Polícia Civil. O centro terá o sistema de cadastro de digitais, reconhecimento facial, central de intimações e gravação de oitivas, recursos estes que trarão como algumas das vantagens a segurança, agilidade e economia. A reestruturação e instalação do centro duraram cerca de três meses e após a plena adaptação a Polícia Civil entrega o ambiente totalmente pronto para funcionamento das atividades, com 38 profissionais das áreas técnicas e específicas.

O investimento inicial para reforma do espaço no prédio da diretoria e para aquisição de equipamentos modernos com maior capacidade de armazenamento de informações e contratação de servidores foi de R$ 4, milhões. O recurso veio do termo de ajustamento de conduta (TAC) assinado junto Ministério Público Estadual. O delegado geral, Mario Dermeval Aravechia de Resende, disse que o centro começou a “tomar corpo com visitas às Polícias Civis dos Distrito Federal de São Paulo e capitaneados por um investigador e um escrivão de polícia vimos que esse sonho era possível. Hoje temos um sistema caseiro, o Geia, que é referência nacional. O Tribunal de Justiça na eminência de usar o módulo criminal do PJE nos permitiu a realização de oficinas tecnológicas, no sentido de efetuarmos o encaixe do nosso sistema ao sistema deles”, explicou.

O secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamente, acrescentou que “o inquérito eletrônico, em que seremos o primeiro Estado do Brasil a fazer a integração com a PJE, do poder judiciário, onde o inquérito do seu nascedouro até sentença do processo na justiça, será todo digitalizado. Além de celeridade, a inovação traz grande economia, uma vez que para-se de trabalhar com papel, com transporte, garantindo mais confiança e agilidade nos processos”, disse.

O governador Mauro Mendes Ferreira enalteceu que a Polícia Civil está alinhada ao pensamento do governo que a tecnológia tem que ser a maior aliada para o crescimento do Estado, trazendo ganhos para todos. “O investimento em tecnologia traz maior eficiência aos trabalhos, uma vez que no ano que vem e nos próximos anos o nosso desafio será desburocratizar e simplificar e automatizar processos”, disse o governador.

A informação é da secretaria de Comunicação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE