O enxadrista Olavo Tadeu Carvalho, 8 anos, de Sinop, garantiu o bronze no XVI Festival Sul Americano de Xadrez, realizado em Buenos Aires, na Argentina. Ele foi o representante oficial do país após conquistar em abril o Campeonato Brasileiro de Xadrez pela categoria sub-8.
O Sul Americano reuniu participantres de 10 países, entre eles Argentina, Uruguai, Colômbia, Venezuela, Chile, Peru, Equador, Paraguai e Bolívia, além do Brasil. Na categoria de Olavo foram 45. Ao todo, o enxadrista conquistou 6,5 pontos de 9 possíveis, totalizando 6 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. Além do bronze, ele ainda garantiu 76 pontos no Rating Fide (ranking oficial da Federação Internacional de Xadrez).
A mãe do atleta, Tânia Barroso Andrade, contou, ao Só Notícias, a alegria de ver o filho mesmo tão novo se destacando na modalidade. “É muito importante por se tratar de uma conquista internacional. Ele ganhou também o título do primeiro mestre, que é dado para os três melhores colocados de cada categoria. É uma conquista muito respeitada e concorrida”, ressaltou.
Conforme Tânia, atualmente a preparação de Olavo para os campeonatos acontece de maneira on-line. “Ele treina com o grande mestre Evandro Barbosa. No Brasil temos só 14 atletas com esse título. Agora ele segue firme para trilhar passos maiores”, destacou.
Olavo começou a treinar xadrez aos 5 anos de idade e desde então já colecionou outros títulos. Foi campeão brasileiro escolar do 1º ano do ensino fundamental em 2017, vice-campeão brasileiro sub-8 em 2018, vice-campeão sul-americano escolar sub-7 em 2018 e campeão brasileiro sub-8 em 2019.
Com a conquista do nacional esse ano, Olavo também garantiu vaga para o Pan-Americano, realizado no Equador em julho, onde ficou na 16ª colocação e vaga para o mundial, que aconteceu na China, em agosto, mas mesmo com a classificação o representante de Sinop não participou desta competição em decorrência da distância.