Apesar da boa campanha que o Cuiabá fez este ano na Série B do Campeonato Brasileiro, somando 52 pontos com 45% de aproveitamento e terminando na 8ª colocação, a melhor de um time mato-grossense na competição, nenhum atleta do Dourado entrou para a seleção da Segundona elaborada pelo site de estatísticas de futebol Footstats.
O CRB, de Alagoas, que não subiu, e até o rebaixado Criciúma emplacaram jogadores. O Sport, vice-campeão, e o Atlético Goianiense, 4º colocado, tiveram três jogadores “escalados”, enquanto o campeão Bragantino teve dois e o Coritiba, 3º lugar, teve um atleta selecionado.
O Sport dominou a área ofensiva, tendo os atacantes Hernane Brocador e Guilherme. O Leão pernambucano também teve o volante Charles selecionado. Do Atlético Goianiense foram escolhidos o goleiro Kozlinski, o lateral Jonathan e o atacante Mike. O campeão Bragantino teve o zagueiro Léo Ortiz e o meia Claudinho escolhidos. O meia teve Sabino representa o Coritiba e a lateral-esquerda ficou com o Marlon faria, do Criciúma. O CRB emplacou o volante Claudinei.
O Footstats é especializado em estatísticas e usa diversos critérios técnicos para elaborar a seleção, como passes certos, assistências, desarmes, cruzamentos e gols marcados.
Além do 8º lugar na Série B, em 2019 o Cuiabá conquistou o 10º título do Campeonato Mato-grossense e o bicampeonato da Copa Verde, o que garante acesso direto para as oitavas de final da Copa do Brasil do ano que vem. O Dourado volta a campo no dia 22 de janeiro contra o Nova Mutum, pelo campeonato estadual.