A renovação antecipada da concessão ferroviária da Malha Paulista, que vai de Santa Fé do Sul (SP), quase na divisa com Mato Grosso do Sul, até o Porto de Santos (SP) vai beneficiar diretamente Mato Grosso e proporciona para a secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra) traçar os investimentos no setor nos próximos anos considerando que a empresa Rumo Logística (antiga ALL), responsável pela ferrovia no Estado, confirmou ao governador Mauro Mendes os investimentos na ampliação do modal ferroviário mato-grossense após a ter sinal verde quanto à continuidade da concessão paulista, com a chegada dos trilhos até Cuiabá. Atualmente, a ferrovia ‘para’ em Rondonópolis.
“Essa antecipação da prorrogação dá segurança jurídica para que a concessionária possa investir nas nossas ferrovias, trazendo os trilhos até a nossa capital e também para as cidades de Lucas do Rio Verde e Nova Mutum”, avaliou o governador.
O contrato da Rumo, que venceria em 2028, será renovado por mais 30 anos e valerá até 2058, conforme decisão do Tribunal de Contas da União (TCU). A renovação também garantirá a manutenção do escoamento da produção agrícola e industrial de Mato Grosso, hoje todo feito via malha paulista.
Durante encontro com o governador Mauro Mendes, em outubro, o diretor da Rumo, Guilherme Penin, adiantou que a previsão da empresa para os próximos 5 anos, com a renovação da “Malha Paulista”, é investir até R$ 15 bilhões na ampliação e melhorias da malha ferroviária. Parte desse montante será aportado em municípios mato-grossenses.
Conforme Só Notícias já informou, o planejamento da empresa é de levar os trilhos da ferrovia para Cuiabá, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum onde a empresa já começou a avaliar possíveis áreas para construção de terminal de cargas. Ao todo, o projeto prevê a construção de três novos terminais para o transporte da produção agrícola e industrial.
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, afirmou que a renovação da concessão da Rumo representa um grande avanço na diversificação da matriz de transportes de cargas do Brasil. “Estamos dando o primeiro e definitivo passo para viabilizar o planejamento de investimentos cruzados, uma parte significativa de uma estratégia para o governo ampliar a participação ferroviária na matriz de transportes do Brasil”.
A informação é da secretaria adjunta de Comunicação.