As contratações temporárias em Sinop para o período natalino devem aumentar cerca de 10% em relação ao ano anterior. A projeção foi confirmada, ao Só Notícias, pelo presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Marcos Antônio Alves. “As admissões já estão acontecendo e a perspectiva é que ainda ocorram novas”, explicou.
O setor de vendas deve ser responsável por 60% das novas contratações. Já a média salarial “deve variar de R$ 1 a 1,5 mil. Depende do segmento envolvido”, destacou Marcos.
Outro setor que deve suprir boa parte dos novos contratados, é o de construção civil. “Estamos sentindo esse aumento. A aceleração para inauguração de novos empreendimentos nesse final de ano deve fazer crescer ainda mais”, acrescentou.
A CDL em parceria com o Centro de Informações Socioeconômicas (Cise) da Unemat pesquisou, há poucos dias, a intenção de contratações temporárias e aponta 41% dos empresários de Sinop tem enfrentado dificuldades na hora de contratações temporárias para o período. Foram ouvidos 119 empresários.
A falta de candidatos foi o fator mais apontado pelos entrevistados como dificultoso para novas admissões. O resultado dessa opção foi de 55%. Já 31% dos empresários disseram que a formação inadequada tem sido empecilho para contratações, enquanto 7% responderam que a falta de experiência tem dificultado.
Outro dado da pesquisa, destaca que a maior parte dos empresários (54%) afirmou que o setor de atendimento é o que mais necessita de capacitação. Já 24% apontaram o segmento comercial e 7% operacional.