A Agência Reguladora (Ager) autorizou reajuste de 5,92% nas tarifas dos serviços de abastecimento de água e esgoto em Sorriso. O ato foi assinado pelo diretor-presidente da autarquia no município, Gilmar Ribas de Campos, tendo sido referendado pelo Conselho Consultivo.
Consta na resolução publicada pela Ager, que o reajuste leva em consideração as normas previstas no contrato de concessão dos serviços. O aumento tem prazo retroativo de 30 dias, a partir de 25 de outubro. Desta forma, o reajuste passa a valer a partir desta segunda-feira (25).
A Ager também autorizou o reajuste de 48% na taxa de embarque cobrada na rodoviária de Sorriso. Com isso, o valor passa a ser de R$ 5,18. O aumento passa a valer a partir de 7 de dezembro.
A Agência foi criada em junho, após o prefeito Ari Lafin (PSDB) sancionar o projeto de lei aprovado pela câmara de vereadores. A estrutura da Ager é composta por conselho consultivo, diretoria executiva, diretor técnico-operacional e financeiro, além de uma ouvidoria. O conselho consultivo do órgão é formado pelo presidente da própria Ager, mais um representante da prefeitura, da câmara, das entidades reguladas, das associações de bairros e do Procon.
Atuando com autonomia decisória, a agência regula, controla e fiscaliza os serviços públicos de saneamento básico, abastecimento de água tratada, esgotamento sanitário, serviços de transportes diversos, nos setoriais de transporte público, táxis, moto táxi, uso de equipamentos e bens públicos municipais, rodoviária, cemitério e posto de abastecimento de aeronaves.