Dados históricos da tabela da Série B do Campeonato Brasileiro mostram que 43 pontos são suficientes para escapar do rebaixamento. Só em anos atípicos é que foram necessários mais pontos. Mas no Cuiabá, a meta, segundo o treinador Marcelo Chamusca, é não correr riscos e chegar logo aos 45 pontos e deixar o fantasma do rebaixamento para trás. Com 40 pontos, ainda faltam cinco para o Dourado e a chance de se aproximar é nesta terça-feira, diante do Coritiba, em jogo adiado por causa da reforma do gramado da Arena Pantanal.
O Coxa vive uma boa fase no campeonato. Tem 48 pontos e se a competição terminasse hoje, estaria de volta à elite do futebol nacional. O Cuiabá vem numa recuperação desde a troca de Itamar Schülle por Chamusca. São três jogos, com uma vitória e um empate no brasileiro e uma vitória na Copa Verde.
Com muitos desfalques entregues ao departamento médico, Chamusca promoveu uma mudança de comportamento nos jogadores, que vem mostrando mais intensidade em todo o tempo das partidas. Para o novo comandante, foi a alternativa que restou diante do calendário apertado e da falta de tempo para treinar a equipe.
“Não tem [calendário para treinar]. É jogo de três em três dias, no máximo quatro dias, e com logística de viagens, entre os jogos. Agora nós vamos enfrentar uma sequência duríssima. Nós temos um jogo a menos, que foi adiado, contra o Coritiba, e que nós vamos fazer na terça, aí vamos pegar o Bragantino descansado, depois a gente pega o CRB, na terça-feira, depois a gente vai a Sorocaba e já volta para fazer o primeiro jogo da final da Copa Verde contra o Paysandu. Então, é recuperar os jogadores e pensar jogo a jogo”, declarou.
Um dos pensamentos de Chamusca é em como substituir o volante Ale, suspenso por tomar o terceiro cartão amarelo no empate em 0 a 0 contra o Brasil, em Pelotas. Ele pode surpreender com algum jogador que tenha terminado a recuperação e que esteja apto a atuar, pelo menos por meio tempo da partida.
Classificação Série B
1 Bragantino 62 pontos
2 Sport 56
3 Atlético-GO 50
4 Coritiba 48
5 América-MG 48
6 CRB 46
7 Botafogo-SP 44
8 Operário-PR 44
9 Paraná 44
10 Ponte Preta 41
11 Cuiabá 40
12 Brasil-RS 39
13 Oeste 38
14 Guarani 36
15 Vitória 36
16 Londrina 35
17 Figueirense 32
18 Vila Nova 31
19 Criciúma 30
20 São Bento 28