Luverdense e Cuiabá estarão frente a frente, neste sábado, na partida que definirá o campeão da Copa Mato Grosso. O confronto marca também a despedida do presidente Helmute Lawisch, do comando do clube. Após 16 anos como presidente ele deixa o cargo, em função de uma normativa do Pro-Fut estipulando que dirigentes não podem permanecer no cargo por um período superior a dois anos.
Helmute fez parte do grupo que fundou, estruturou e projetou o Luverdense a nível nacional com partidas marcantes na Copa do Brasil contra gigantes do futebol (Corinthians, Internacional, Fluminense, Santos) e o memorável acesso ao Brasileiro da Série B, em 2014 permanecendo por 4 anos, marca que há décadas clubes mato-grossenses não alcançavam.
“Bem ou mal, eu fiz a minha parte. Fiz o possível e as vezes até o impossível pelo Luverdense. Meu ciclo se encerra no dia 31 de dezembro e espero que alguém se apresente para dar continuidade a tudo o que construímos. A minha sensação é de dever cumprido, mesmo que a gente perca para o Cuiabá amanhã. Mesmo fora da presidência, quero estar ajudando de alguma maneira até porque em 16 anos aprendi bastante sobre futebol”, disse. O Luverdense tem 3 títulos da Copa Mato Grosso.
Mesmo com a queda para a Série D do campeonato brasileiro, Helmute garantiu que o Luverdense terá calendário no ano que vem. “Vamos disputar o campeonato estadual, que está a cada ano mais valorizado, a partir do dia 21 de janeiro. Teremos ainda a Copa do Brasil, que dará ao clube um aporte financeiro, a Copa Verde, a Copa Mato Grosso e o Brasileiro da Série D, que a partir do ano que vem terá um novo formato. Serão grupos de 8 clubes cada, onde jogam todos contra todos e os quatro primeiros se classificam para o mata-mata. A equipe que passar por três mata-matas estará na série C 2021. Somente na primeira fase da série D, serão 14 jogos, ao contrário da deste ano, onde cada equipe jogou seis jogos. Como a competição será regionalizada, muito provavelmente o Luverdense terá como adversários na série D, os mato-grossenses União de Rondonópolis, Operário de Várzea Grande e as equipes de estado do Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins” completou em entrevista à Rádio Regional.
A tendência é de composição de chapa única para formação da nova diretoria e Helmute não mencionou quem deve sucedê-lo.
A final entre Luverdense e Cuiabá, no Passo das Emas, é às 19h. O Luverdense precisa vencer por dois gols de diferença para ser campeão (o Dourado ganhou a primeira por 1 a 0). Em caso de vitória simples a decisão será nos pênaltis. O Cuiabá tem a vantagem do empate.