PUBLICIDADE

Senador de Mato Grosso quer ampliar recursos do FCO para Estado e Municípios

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm, de Cuiabá (foto: Waldemir Barreto/Agência Senado/arquivo)

O senador Jayme Campos (DEM) apresentou Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 167/2019 que visa garantir mais recursos para o investimento em infraestrutura nos estados, municípios e no Distrito Federal. A intenção do parlamentar é que 30% dos impostos direcionados aos Fundos Constitucionais de Financiamento do Norte (FNO), Nordeste (FNE) e Centro-Oeste (FCO) sejam reservados para infraestrutura num período determinado, e temporário, de cinco anos.

Jayme ressalta que, atualmente, os recursos dos Fundos Constitucionais são usados apenas para financiamento privado e não nas esferas públicas. O senador entende que é necessário que os Estados e Municípios tenham mais capacidade para realizar investimento em logística, mobilidade urbana, em recursos hídricos, saneamento básico e em prevenção de desastres naturais.

“É notória a carência das regiões menos desenvolvidas quanto à oferta de rodovias, serviço de coleta e tratamento de esgoto, educação e saúde. Isso tem sido óbvio. Não menos óbvio é o fato de que essa carência restringe enormemente a atração de novos empreendimentos produtivos em nossas regiões” — afirmou Jayme Campos.

Inicialmente, a intenção de Jayme é que os 30% sejam destinados de 2020 a 2024 e que a contratação seja feia em cada região por instituição financeira contratada em licitação ou por instituição que já administre os recursos do Fundo correspondente.

A aplicação do prazo, de 2020 a 2024, depende da tramitação e aprovação da PEC. No dia 10 de outubro ela chegou à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado e aguarda designação de um relator desde então. Se não for aprovada neste ano, os prazos precisarão ser revistos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Vigia Mais MT tem 126 municípios habilitados e 11,3 mil câmeras de monitoramento entregues

A secretaria estadual de Segurança Pública entregou 11.360 câmeras...

Coronel Mendes anuncia saída do comando-geral da Polícia Militar

O coronel Alexandre Mendes anunciou que vai deixar o...

Senadores avaliam em Mato Grosso investimentos para preservar o Pantanal

Políticas públicas e investimentos em profissionais e em equipamentos...
PUBLICIDADE