PUBLICIDADE

Sinop: controladores de velocidade em 3 avenidas e duas ruas passam por aferição do Inmetro

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: assessoria)

A secretaria de Trânsito e Transporte Urbano finaliza hoje a nova etapa de certificação de equipamentos de fiscalização eletrônica de controle de velocidade que foram instalados nas avenidas Joaquim Socreppa, Tarumãs, Figueiras e nas ruas das Avencas e Orquídeas. A aferição e aprovação dos equipamentos são realizadas pelo Inmetro. Até o momento, nenhum dos itens está operando ou mesmo emitindo multas e entrarão em operação de fiscalização quando for emitido laudo de aferição e a conclusão da implantação da sinalização vertical.

Não haverá fase pedagógica de notificação aos motoristas flagrados cometendo irregularidades. O único controlador sobre o qual não será possível realizar a aferição é que estava instalado na Avenida Alexandre Ferronato, alvo de vandalismo e que foi derrubado, informa a assessoria da prefeitura.

Para atestar os equipamentos e assegurar que estão aptos e funcionando da forma correta, as máquinas são submetidas a testes comparativos com o veículo da fiscalização e, sendo aprovadas, recebem o lacre de certificação.

A prefeitura começou a implementar uma série de medidas para proporcionar “trânsito mais seguro”, com algumas etapas. Em uma delas, entraram em funcionamento definitivamente os dispositivos de controle de velocidade nas avenidas Itaúbas (na baixada do bairro Celeste, nos dois sentidos da via); André Maggi (próximo à rua dos Papagaios, nos dois sentidos da via), Dom Henrique Froehlich (frente ao cemitério nos dois sentidos da via) e Ingás (próximo à rua dos Cajueiros, nos dois sentidos da via). O limite de velocidade é de 50 km/h.

Os do tipo híbrido, isto é, que registram a parada na faixa de pedestre, avanço de sinal vermelho e controle de velocidade e já em funcionamento estão no cruzamento dos semáforos na Avenida Governador Júlio Campos com Avenida dos Jacarandás, em todos os sentidos; cruzamento Avenida Governador Júlio Campos com Avenida das Sibipirunas, em todos os sentidos. As avenidas dos Jacarandás e das Sibipirunas têm o limite de velocidade em 50 km/h; a Júlio Campos, 40 km/h.

O planejamento também prevê instalação de câmeras, equipamentos fixos e móveis de controle de velocidade, barreiras eletrônicas, registradores de velocidade, avanço semafórico e parada sobre faixa, Central de Inteligência de Controle de Trânsito, sistemas de processamento.

Só no primeiro semestre deste ano, ocorreram mais de 1,1 mil acidentes e 21 pessoas morreram.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE