O 1º Congresso Internacional de Educação, Linguagem e Territorialidade (Cielt) do campus de Sinop da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) terá a participação de pesquisadores brasileiros, internacionais e dos caciques Megaron Txucarramãe e Raoni Metuktire. O evento começa dia 29 e vai até 1º de novembro, no Jardim Imperial, com a temática “o local e o global na perspectiva planetária”.
A conferência de abertura, intitulada “Translanguaging e o futuro das línguas no contexto geopolítico”, será proferida pelo professor Kanavillil Rajagopalan, pesquisador indiano na Universidade de Campinas (Unicamp). A programação se estende com palestras, mesas-redondas, minicursos, oficinas, fóruns e grupos de trabalhos nos três períodos durante os quatro dias de evento, com a participação de pesquisadores do Brasil e do exterior.
Na última noite haverá rodada dupla de palestras: “Inovações curriculares: Experiências na Universidade Nacional de Cuyo (Uncuyo), na Argentina”, com os professores Adolfo Omar Cueto e Marisa Fazio, ambos da universidade argentina.
A palestra de encerramento, intitulada “Amazônia, Terra e Identidade” ficará a cargo da professora Mayalú Kokometi Waurá Txucarramãe, egressa do curso de Geografia da Unemat, e terá participação especial dos caciques Megaron Txucarramãe e Raoni Metuktire, do Instituto Raoni.
O congresso será realizado em programação conjunta com o Encontro Anual de Educação (Enaed) que, em sua nona edição, traz o tema “Políticas Públicas: Brasilidade, Território e Cultura” e o 1º Seminário de Educação Inclusiva (SEI) “Cidades inclusivas: o espaço construído e o espaço vivido”.
As inscrições com apresentação de trabalhos, ou de participação, seguem até o dia 23 de outubro. Os trabalhos podem ser inscritos em quatro categorias: pôster com resumo simples, resumo do artigo completo e comunicação oral, vídeo-documentário e exposição de materiais didáticos. As inscrições são online.
As informações foram divulgadas pela assessoria da Unemat.