PUBLICIDADE

UFMT anuncia cortes em bolsas de alunos a partir deste mês

PUBLICIDADE
Só Notícias/Gazeta Digital

Por falta de recursos financeiros, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) suspendeu todas as bolsas de monitoria e tutoria ofertadas aos estudantes a partir de outubro. A decisão consta em documento despachado na última sexta-feira (11).

“No entanto, caso os estudantes monitores e tutores bolsistas tenham interesse em atuar na modalidade voluntária, poderão permanecer nos programas, caso contrário as coordenações de curso deverão excluir o cadastro dos discentes”, diz trecho do documento.

A situação é uma das consequências do corte de gastos de 30%, anunciados em maio deste ano, pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub. Com isto, a UFMT deixou de receber R$ 34 milhões.

No início do mês a universidade já havia anunciado medidas emergenciais para adequar a UFMT ao cenário de cortes e falta de dinheiro. Na ocasião, a reitora Myrian Serra salientou que a insuficiência de recursos liberado pelo Ministério da Educação (MEC) ameaça a continuidade das atividades acadêmicas e administrativas.

Entre as ações para reduzir despesas estão as despensas de funcionários terceirizados, a suspensão do ‘Ligeirão’, ônibus que transporta estudantes de forma gratuita dentro do campus e o corte do funcionamento do Restaurante Universitário no período das férias. A expectativa é economizar R$ 3,5 milhões.

“Este não é o cenário desejado e a gestão universitária sempre priorizou as bolsas e os auxílios para estudantes, mas que essa medida é essencial para preservar a continuidade das atividades acadêmicas e a manutenção dos auxílios de caráter assistencial”, disse a ordenadora de despesas da universidade, Cendyi Prado, em documento do dia 1 de outubro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Estudante de ensino superior privado ainda pode se inscrever no Fies

As inscrições para vagas remanescentes do Fundo de Financiamento...

Unemat divulga calendário de matrículas, destrancamento e trancamento de cursos

O calendário acadêmico da Universidade do Estado de Mato...
PUBLICIDADE