Os preços dos três elos da cadeia de corte em Mato Grosso subiram em setembro. Para o mercado varejista, no comparativo mensal, a alta na média das cotações foi de 0,42%, enquanto que para o atacadista foi de 1,74%, representada pela média da carcaça casada do boi. A análise foi divulgada, esta tarde, pelo IMEA – Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária-.
“Porém, este cenário esteve mais atrelado à alta nas cotações dentro da porteira e ao repasse da indústria para o varejo -uma vez que desde fevereiro deste ano o equivalente físico tem ficado cerca de 1,4% menor do que a arroba do boi gordo -, do que à retomada do consumo doméstico. Somado a isso, o bom ritmo das exportações tem segurado esta conjuntura, que, inclusive, em setembro aumentaram 7,81% em relação a agosto passado, totalizando 35,76 mil toneladas (Equivalente Carcaça) segundo os dados mais recentes divulgados pelo Mdic (Ministério da Indústria e Comércio Exterior)”.
“Assim, apesar da demanda interna estar praticamente estagnada, mais uma vez os envios internacionais e a baixa oferta de animais trouxeram melhores resultados para o setor’, conclui o instituto, no boletim semanal da pecuária.
“Com a demanda mais aquecida na primeira semana de outubro e o varejo puxando os preços do restante da cadeia, a média semanal da arroba do boi gordo fechou em R$ 142,47/@, registrando aumento de 0,14% ante a semana passada”.