O projeto ‘Tapurah Capacitar’ desenvolvido pela prefeitura de Tapurah (246 quilômetros de Sinop), em parceria com Fundação Nacional de Saúde (Funasa) começou na quinta-feira(23) e terminou nesta sexta-feira. A ação foi feita em uma escola Estadual com alunos através de palestras sobre Educação Ambiental.
De acordo com a assessoria, as palestras foram feitas pela engenheira ambiental Kamyla Bicalho, que explicou a importância da coleta seletiva do lixo para promover consciência ambiental e incentivar o manejo e destinação correta dos resíduos sólidos. “É de grande importância a inserção da educação ambiental nas escolas no que diz respeito a preservação do meio ambiente através de reduzir, reutilizar e reciclar os resíduos recicláveis e descartar de maneira correta, com o propósito dos alunos entender seu papel de cidadão em relação aos problemas ambientais”, disse a engenheira.
O projeto Tapurah Capacitar visa atender a ações presentes no Plano de Saneamento Básico, em especial, promover a saúde coletiva tendo por objetivo o desenvolvimento sustentável e a saúde ambiental.
Com foco na saúde coletiva da comunidade em ações preventivas, promoção de consumo de alimentação saudável, bem como, da implementação de ações pertinentes ao projeto que corresponde a temas fundamentais como a coleta seletiva, alimentação saudável, consumo de água de forma consciente e a reutilização de materiais como forma de geração de renda e manutenção de recursos naturais e ações educativas associadas a educação, assistência social e saúde.
Dessa forma, deve reduzir indicadores de dengue e outras doenças em nossa comunidade, ainda da minimização dos problemas de saúde coletiva, da melhoria da coleta seletiva, do uso da água em todo o município.