O senador mato-grossense Jayme Campos (DEM) acaba de ser eleito, por aclamação, presidente do Conselho de Ética do Senado que foi instalado hoje. O senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB) foi eleito vice-presidente.
Jayme, que está no segundo mandato do Senado, é o único dos três parlamentares mato-grossenses a presidir uma comissão no Senado. Um dos principais líderes do DEM, ele tem bom relacionamento com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM) bem como com as lideranças partidárias no Senado.
A pedido do senador, os líderes partidários fizeram as indicações dos nomes após solicitação de alguns parlamentares no plenário.
Jayme, em seu primeiro discurso, disse sempre ter buscado em sua vida pública, a conciliação, o entendimento e o consenso possível dentro da lei e da ordem, pois o Senado da República como Casa Legislativa representa a vontade de muitos representes dos 27 Estados deste imenso país. “No exercício da política, sou daqueles que acredita no poder da palavra, dos compromissos, do diálogo e dos valores democráticos. Não esperem desta presidência, atos de revanchismo ou decisões açodadas. Sou legalista e vou seguir o devido processo legal, preservando o Regimento Interno, o Código de Ética e a Constituição Federal do Brasil”, garantiu.
O Conselho de Ética atua para preservar a dignidade do mandato parlamentar no Senado. É esse o órgão que recebe e analisa previamente representações ou denúncias feitas contra senador, que podem resultar em medidas disciplinares como advertência, censura verbal ou escrita e perda do mandato.