Efetivo de 48 profissionais, entre bombeiros, militares do Exército, agentes da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e brigadistas do Sesc Serra Azul, combateram incêndios na área de proteção ambiental Cabeceiras do Rio Cuiabá. Na quinta-feira, a tripulação do Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM) deu continuidade às ações de combate ao incêndio, que teve início no domingo.
O fogo destruiu áreas de pasto e de vegetação nativa, indo em direção ao Sesc Serra Azul. As equipes do Exército, com 22 militares, e da Sema, com dois agentes, reforçaram o efetivo de 14 bombeiros militares e dez brigadistas do Sesc no combate às chamas.
O incremento de pessoal foi solicitado ao Centro Integrado de Multiagencias Operacional (Ciman) e possibilitou que as ações de resposta desempenhadas pelas equipes da Base Descentralizada Bombeiro Militar (BDBM), Equipe de Intervenção Operacional-EIOp e GAvBM fossem mais efetivas.
O GAvBM concentrou os lançamentos de água para enfraquecer a linha de frente, que segue para a direção nordeste da Serra. Uma das linhas de fogo se desloca em direção à Cachoeira Serra Azul, ponto turístico muito visitado na região. Para proteger o entorno, as equipes estão fazendo aceiros negros e linhas de ataque nas proximidades do fogo.
A região é bem acidentada, dificultado o progresso de tropa terrestre. Até a terça-feira haviam sido atingidos 5.362 hectares do Parque Estadual Cabeceiras do Rio Cuiabá.