O Flamengo foi a Brasília na tarde deste sábado (7) para enfrentar o Avaí, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. Líder da competição e ataque mais positivo da temporada, o Rubro-Negro dominou inteiramente o confronto e venceu por 3 a 0. Gabigol, Pablo Marí e o jovem Reinier marcaram no Mané Garrincha.
Com a 12ª vitória na competição, o Flamengo chega a 39 pontos e joga a pressão para cima do Santos, que tem 36 e recebe o Athletico Paranaense neste domingo (8), na Vila Belmiro. Um tropeço santista em casa deixará o Rubro-Negro na liderança isolada deste Brasileirão pela primeira vez. As duas equipes se enfrentam na última rodada do primeiro turno, no próximo sábado, no Maracanã.
A situação do Avaí é totalmente oposta. Lanterna com apenas 10 pontos, a equipe catarinense não conseguiu embalar após conquistar sua primeira vitória, diante do Fluminense, na última segunda-feira (2), e permanece seriamente ameaçado pelo rebaixamento. Na 19ª rodada, o Avaí recebe o Atlético Mineiro, na segunda-feira (23), na Ressacada.
O Flamengo começou impondo seu volume de jogo e dominou inteiramente o adversário. Não demorou para o placar mexer no Mané Garrincha. Com dez minutos de jogo, Piris da Motta avançou pela intermediária catarinense e esticou para Reinier mais à frente. A nova joia do Fla viu Gabigol na direita e tocou de primeira para o artilheiro do Brasileiro, que entrou na área sem ser combatido e chutou cruzado de direita, que não é a boa, e venceu o goleiro Vladimir.
Mesmo muito superior em campo, o Rubro-Negro não abriu mão da intensidade e continuou em busca do gol. O Avaí, entretanto, deu um grande susto aos 15, e Diego Alves fez defesa milagrosa. O lateral Iury cruzou da direita, a bola foi em diagonal para a área e passou pelos dois zagueiros do Fla e chegou em Brenner, que ficou na cara do gol e tocou, mas parou no goleirão.
O Flamengo quase ampliou aos 20 após grande jogada de Gerson. O meia dominou dentro da área próximo à linha de fundo, pela direita, e tirou do marcador com um toque de letra para William Arão que entrava em velocidade. O volante bateu de primeira e a bola explodiu no travessão.
O segundo gol saiu aos 31, após cobrança de escanteio pela esquerda. Everton Ribeiro levantou na área e o zagueiro Pablo Marí acertou de cabeça no ângulo, sem chances para Vladimir.
O Avaí voltou a assustar aos 40. Lourenço roubou de Rafinha na intermediária e acionou Richard Franco na esquerda da área. Ele tentou a conclusão mas chutou em cima de Diego Alves, que deu rebote. Lourenço chutou de primeira mas mandou pela linha de fundo.
As duas equipes retornaram sem alterações para o segundo tempo, e o Flamengo continuou em cima do Avaí. Aos 5, Evertou Ribeiro trabalhou sem marcação na ponta direita e cruzou rasteiro em direção da pequena área. Reinier tentou desviar de letra mas Vladimir estava bem posicionado.
Dois minutos depois, Filipe Luís cruzou da esquerda e a defesa rebateu. William Arão tocou de primeira para Reinier, que matou no peito, deu para Gabigol no meio, e correu para receber na área. O artilheiro do Fla devolveu de primeira e Reinier mandou para o fundo da rede em bela trama do ataque Rubro-Negro.
O Avaí, mesmo com três de desvantagem, não desistiu de tentar a reação, e aos 12 chegou com perigo. Aos 12, Caio Paulista cruzou e Rhodolfo cedeu o escanteio. Na cobrança, a bola é alçada na área e Marquinhos se antecipa a Arão e acerta a trave direita.
O Flamengo diminuiu o ritmo mas não deixou de controlar o jogo e chegar com perigo. Aos 25, Vitinho trabalhou na ponta direita e tocou para Rafinha, que levantou na área. Da meia-lua, Everton Ribeiro bateu de primeira, e chute foi no chão e subiu por cima da meta de Vladimir.