A prefeitura encaminhou à câmara de vereadores, em regime de urgência, um projeto de lei pedindo autorização para abrir processo seletivo e contratar 312 professores temporários. Caso o projeto seja aprovado, os profissionais atuarão nas unidades do município, a partir de 2020.
É prevista a admissão de 300 professores formados em Pedagogia. Também serão chamados docentes nas áreas de Letras (2), Matemática (2), Ciências (2), História (2), Geografia (2) e Educação Física (2). Os contratos temporários terão duração de seis meses, podendo ser prorrogados por igual período, uma única vez.
“Cumpre registrar que no decorrer do ano letivo há, sistematicamente, a necessidade de contratações em razão de diversos eventos, tais como vacância dos cargos de professores efetivos por motivo de aposentadorias ou exonerações, bem como para suprir licenças legalmente autorizadas, dentre outros. Em termos de licenças na pasta da Educação, somente no ano de 2019, entre os meses de janeiro a agosto, foram contabilizados 535 atestados médicos, totalizando 6.221 dias”, justificou a prefeitura.
Os professores contratados temporariamente trabalharão 30 horas por semana. A remuneração prevista é de R$ 3 mil.