O pedido do governo de Mato Grosso para fazer empréstimo de 250 milhões de dólares junto ao Banco Mundial para quitar dívida do mesmo valor com o Bank Of America foi aprovado, hoje, na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado e deve ser votado até à noite em plenário encerrando a fase final para o Estado conseguir consolidar a negociação.
O senador mato-grossense Jayme Campos tem feito as articulações juntamente com o governador Mauro Mendes que está em Brasília desde segunda-feira. Jayme comemorou a designação do senador Rodrigo Pacheco, que é líder do Democratas no Senado e com quem tem boa relação para ser relator na comissão.
“A missão foi vitoriosa. Como havíamos previsto, foi lido no Plenário do Senado Federal, pelo presidente Davi Alcolumbre, o pedido de autorização para que o estado de Mato Grosso possa realizar o empréstimo com o Banco Mundial. Na noite de amanhã [hoje], os senadores votam nosso pedido e é concluída a fase do Senado Federal. Depois, o processo segue para que a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional assine o contrato com o Banco Mundial”, explicou Jayme nas redes sociais.
Conforme Só Notícias já informou, o governador Mauro Mendes (DEM) está em Brasília articulando, juntamente com o senador Jayme Campos apoio para aprovação. O empréstimo é fundamental para que seja possível quitar a dívida junto ao Bank of América. A parcela que deverá ser paga neste mês, caso o empréstimo não seja concretizado a tempo, é de R$ 154 milhões.
A quitação desse empréstimo é uma das metas do Governo na buscar pelo equilíbrio fiscal de Mato Grosso. O valor desembolsado em duas parcelas anuais é elevado e compromete as finanças. Com o novo empréstimo, as parcelas a serem pagas pelo Estado serão mensais e com juros menores do que os praticados pelo atual contrato.
Mauro ficará em Brasília ainda hoje junto com Jayme e a bancada federal para conseguir acelerar o processo. “O senador Jayme será o nosso timoneiro aqui no Senado, nessa nossa última etapa para aprovar o empréstimo junto ao Banco Mundial, para quitar o empréstimo no Bank of América. Isso será muito importante para dar o equilíbrio fiscal tanto almejado por Mato Grosso”, disse Mauro.
“Quero agradecer a nossa bancada federal que tem sido muito parceria de Mato Grosso. Quero agradecer aos nossos senadores e a todos que têm nos apoiado na busca pelo reequilíbrio fiscal para que possamos consertar o Estado de Mato Grosso”, destacou.
(Atualizada 13:52h)