O prefeito Luiz Binotti, que é presidente do Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas em Lucas, autorizou duas empresas a realizarem estudos técnicos para eventual parceria com a iniciativa privada na na área de iluminação pública. O objetivo é a estruturação de Parceria Público-Privada (PPP) para “modernização, eficientização, expansão, operação, informatização e manutenção da infraestrutura da rede”.
As duas empresas aderiram ao chamamento público para Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), divulgado no primeiro semestre. Uma das participantes é a Engeluz, sediada no Paraná, e que atua em diversos estados brasileiros, entre eles, Mato Grosso, desde a decáda de 80. A outra empresa é a Titan Engenharia ME, sediada em Salvador (BA).
As duas participantes terão, agora, 60 dias para apresentarem os resultados dos estudos. Os documentos apresentados pelas empresas poderão ser aproveitados parcialmente ou integralmente, em caso de concessão, com possibilidade de ressarcimento de até R$ 700 mil.
A prefeitura justifica que o modelo, “além de viabilizar projetos com soluções variadas, adequadas e de romper com o engessamento do serviço público, como também de sua baixa eficiência, poderá resultar em economia de recursos públicos, pois terá o impacto orçamentário e financeiro das obras e serviços diluídos ao longo do tempo em que for estabelecido eventual contrato”.
A administração ainda cita que os dados fornecidos pela concessionária de energia mostram que houve aumento da infraestrutura do município. O levantamento aponta uma evolução, de 11,1 mil, para 11,4 mil pontos de iluminação, entre os anos de 2017 e 2018.