O presidente Jair Bolsonaro (PSL) se reuniu, há pouco, com o governador Mauro Mendes (DEM), os senadores Jayme Campos e Wellington Fagundes, a maioria dos deputados federais e alguns estaduais, no Palácio do Planalto, e autorizou o governo de Mato Grosso a fazer empréstimo de US$ 250 milhões para quitar dívidas com o Bank Of America.
Agora, o processo precisa ter aval do Senado após a liberação do Tesouro Nacional que fez toda a análise técnica da capacidade de endividamento do Estado. “É a última etapa desse processos para que possa rapidamente tramitar no Senado e dar o último passo para assinatura do contrato e vencer essa etapa importante na recuperação das contas públicas de Mato Grosso”, disse Mauro.
Ele também anunciou que o ministro da Economia, Paulo Guedes, confirmou a liberação de recursos do FEX (Fundo das Exportações). Mato Grosso tem cerca de R$ 1 bilhão – parte de 2018 e outra fatia do primeiro semestre – e que será rateada com os municípios. A data da liberação não foi mencionada.
Foi o segundo encontro de Mauro Mendes com Bolsonaro, esta semana. Na quarta, o presidente se reuniu com governadores da Amazônia para tratar das medidas de combate as queimadas e desmates ilegais.