A Polícia Federal confirmou, ao Só Notícias, que está fazendo a operação Siriema juntamente com agentes do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) contra o desmatamento e as queimadas ilegais, na área de reserva indígena Areões, na região do município de Nova Nazaré (796 quilômetros de Cuiabá), esta manhã. No local, haviam árvores derrubadas, algumas madeiras serradas e a cabeça de um veado. Ninguém foi preso.
A PF e o Ibama também encontraram acampamentos de possíveis caçadores. Os abrigos foram destruídos pelos policiais e servidores. Inicialmente, os policiais foram até o local apenas para acompanhar uma fiscalização de rotina dos agentes do Ibama que acabaram flagrando o crime.
A reserva tem cerca de 200 mil hectares e abriga etnia indigna xavante.Alguns indígenas da região foram abordados, mas nenhum tinha conhecimento sobre a extração de madeiras ou desmatamentos.
O delegado federal Rafael Valadares de Oliveira, chefe da Delegacia da PF em Barra do Garças e responsável pelas diligências, informou através da assessoria, que ao chegarem ao local não encontraram ninguém. A polícia trabalha com a hipótese de vazamento de informações.
Conforme Só Notícias já informou, a primeira fiscalização em campo, baseada nos alertas emitidos pela Plataforma de Monitoramento com Imagens Satélite Planet, realizada entre os dias 13 a 17, pela secretaria estadual de Meio Ambiente em Marcelândia (165 quilômetros de Sinop). Os desmatamentos ilegais geraram multas de R$ 7,5 milhões.