PUBLICIDADE

Senador quer que fundo partidário seja destinado para formação política de jovens

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm, de Cuiabá (foto: arquivo/assessoria)

O senador Jayme Campos (DEM) apresentou ontem o projeto de lei 4.711/2019 que prevê a destinação de 2% dos recursos do Fundo Partidário para programas de promoção da participação e formação política dos jovens. O projeto foi lido em plenário e já está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Casa aguardando o recebimento de emendas.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aponta que o Brasil possui aproximadamente 40 milhões de eleitores com idade entre 16 e 35 anos, mas, segundo o senador, o engajamento dessa faixa etária na disputa por cargos eletivos ainda é modesto. Nas eleições de 2018, por exemplo, apenas 5,4% dos candidatos em todo o país tinham até 29 anos de idade.

“Os partidos precisam ser atrativos e, ao mesmo tempo, abertos a novos integrantes. Devem funcionar como verdadeiras incubadoras de formação de lideranças públicas. Um partido moderno precisa ter capacidade de entusiasmar os jovens, principalmente com o uso de redes sociais e com a promoção de cursos, oficinas e competições”, justificou.

A proposta também prevê a possibilidade de doações de pessoas físicas diretamente a esses programas, passando pelo crivo da Executiva Nacional dos partidos.

“A política requer lideranças preparadas, qualificadas, com visão de futuro e espírito público elevado. Os recursos servirão para financiar projetos com a missão de aperfeiçoar a formação política dos jovens, aumentando a capacitação dos futuros quadros que exercerão papel de relevo nos canais institucionalizados de representação da política brasileira”, acrescentou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE