A prefeita de Sinop, Rosana Martinelli avaliou, em entrevista, ao Só Notícias, que a boa oferta de serviços públicos nos setores da Saúde, Educação e Infraestrutura também têm construído significativamente para dar segurança de investimentos aos empresários no município e, consequentemente, influencia na geração de novas vagas de empregos. “Isso é resultado de um gestão responsável que está trabalhando para que Sinop avance nas ações necessárias. Estamos fazendo melhorias na Saúde, Educação e principalmente no desenvolvimento. O poder público tem que trabalhar para desburocratizar e facilitar a vinda de empresas. A abertura de uma empresa em Sinop, que antes era de 90 dias, agora, está fazendo em aproximadamente em um dia (com implantação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, (Redesim). São vários fatores que contribuem para isso. Ninguém investe em um município que não tem perspectiva de crescimento”, afirmou a gestora.
Rosana também ressaltou que os investimentos na infraestrutura do aeroporto João Figueiredo com ampliação de voos (hoje são 3 diários), por exemplo, facilitam a vinda de empresários para o município. “Aqui (em Sinop) encontram um comércio forte, mão de obra qualificada. Sinop é escolhida por conta da infraestrutura ofertada. A cidade precisa ter empresas que oferecem empregos para fortalecer ainda mais a economia”.
A prefeita esteve recentemente em uma das empresas que está se instalando em Sinop. A obra está sendo feita às margens da MT-220, a cerca de 17 quilômetros do centro da cidade com investimentos de aproximadamente R$ 50 milhões. Estão sendo gerados mais de 100 empregos no setor da construção civil. Após a conclusão, a unidade terá capacidade de produzir 4 mil toneladas de fertilizantes por dia.
Conforme Só Notícias já informou, Sinop teve pelo sexto mês seguido, resultado positivo na geração de empregos. No mês passado, segundo dado do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia, foram geradas 302 vagas formais a mais. O comércio, a indústria de transformação e a construção civil são os setores que mais geram empregos no município, em julho. Juntos contrataram mais de 300 pessoas.