A secretaria municipal de Trânsito e Transporte Urbano está fazendo, nas escolas públicas e privadas, o projeto “Criança Segura na Escola” com palestras sobre as regras que devem ser obedecidas como as crianças “transportadas como passageiras, ou ao atravessarem a rua, além dos demais deveres que os cidadãos precisam cumprir no trânsito para se manterem em segurança”, explica o especialista em trânsito e agente da guarda civil municipal, Benhur Carvalho.
As orientações foram dadas nas escolas Sadao Watanabe, Aleixo Schenatto, Basiliano do Carmo e Jurandir Liberino, Pissinati Guerra e Edeli Mantovani além de colégios particulares.
O projeto é realizado durante todo ano, seguindo sempre o cronograma organizado pelo Departamento de Educação para o Trânsito a partir das solicitações das escolas.
Dentre as principais infrações no trânsito que se constata no dia a dia está um grande número de condutores que insiste em desrespeitar faixas de pedestres (principalmente em rotatórias), além dos que insistem em chegar nas rotatórias e não parar e avançar, além de o crescente número de carros e veículos estacionados nas calçadas obrigando pedestres a andarem alguns trechos na rua enquanto a calçada serve de estacionamento. Pouco se constata a guarda de trânsito notificando e multando nestes casos.
Em junho, houve aumento de 12% nos acidentes em Sinop. Foram registrados 175. Sinop tem frota de veículos calculada em 118.612 unidades, segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran).