Militares do Corpo de Bombeiros (CBM-MT) e equipes do Instituto de Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) trabalharam nesta sexta-feira para controlar um novo foco de incêndio, na Área de Proteção Ambiental (APA) de Chapada dos Guimarães. O fogo se iniciou na tarde de quinta-feira (22) e foi controlado parcialmente. No entanto, nesta sexta-feira de manhã voltou a se propagar em uma área de morraria, região de difícil acesso para as tropas terrestres.
Segundo a assessoria, o Comitê Temporário Integrado Multiagências de Coordenação Operacional (Ciman) foi acionado pelo ICMBio para auxiliar no combate ao incêndio. O Ciman é a unidade que coordena as ações de prevenção e repressão a incêndios em todo o Estado.
O esquadrão do ICMBio realizou o combate inicial e contou com apoio aéreo do Grupo de Aviação dos Bombeiros Militar, que decolou carregando três mil litros de água para apoiar as equipes terrestres que concentraram o combate na parte inferior da serra, para evitar a propagação do fogo nas residências das chácaras e sítios do local.
De acordo com o tenente-coronel BM Jean Oliveira, a aeronave monitorou os trabalhos e realizou a prevenção dos aceiros. “O incêndio no momento está devidamente controlado e as equipes terrestres permanecem no local realizando o rescaldo e vigilância”, informou Oliveira.
Foram empregados 37 profissionais, sendo 12 do Corpo de Bombeiros, com equipamentos e veículos de combate a incêndio e uma aeronave.