PUBLICIDADE

Mauro diz que empréstimo é única saída para quitar R$ 140 milhões de dívida e prevê caos se houver recusa

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm, de Cuiabá (foto: assessoria/arquivo)

O governo corre contra o tempo e tem até o dia 27 deste mês para concluir todo o trâmite burocrático e conseguir o desembolso do empréstimo de 250 milhões de dólares junto ao Banco Mundial e quitar a dívida, de mesmo valor, junto ao Bank Of America. Se o processo, emperrado na Secretaria do Tesouro Nacional (STN), não avançar, Mato Grosso terá que pagar uma parcela de R$ 140 milhões ao banco norte americano e o governador Mauro Mendes (DEM), diz que não tem dinheiro para isso.

“Nós não temos o dinheiro para pagar a parcela no próximo mês. Se isso acontecer irá causar um transtorno gigante nas contas públicas de Mato Grosso. Nós não trabalhávamos com esta previsão. Tem ocorrido uma série de problemas e obstáculos por conta do descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, que nos impediu durante quase 30 dias de avançar”, explicou.

O empréstimo foi aprovado pela Assembleia em março e enviado para Brasília, onde precisa de aprovação da STN e, também, do Senado. O problema, segundo Mauro Mendes, são obstáculos deixados por administrações anteriores.

“Conseguimos uma liminar com a ministra do STF (Supremo Tribunal Federal), Rosa Weber, depois apareceu outros obstáculos que nós ficamos pendurados por uma liminar do ministro [Dias] Tóffoli referente a uma dívida de 30 anos atrás da Sanemat. Vencemos este obstáculo, mas na última sexta-feira apareceu um novo obstáculo que foi o descumprimento do contrato assinado com a União para o reperfilamento da dívida que tinha no acordo fiscal de 2017. Tínhamos metas a cumprir em 2018, mas o Estado não cumpriu e, por não termos cumprido, o Tesouro Nacional barrou novamente”, acrescentou o governador.

O governo tenta pular o último obstáculo pedindo um efeito suspensivo ao ministro da Economia, Paulo Guedes. “Se ele der o efeito suspensivo nesta recusa até que seja julgado o mérito, o processo continua avançando”, concluiu Mendes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretária de MT integrará grupo que revisará Lei de Publicidade no país

Mato Grosso está entre os seis Estados que integram...

Blairo Maggi anuncia apoio a Pivetta; “futuro governador’

O ex-ministro e ex-governador Blairo Maggi confirmou, hoje, que...
PUBLICIDADE