Nesta semana que a Lei Maria da Penha Completou 13 anos, o delegado de Polícia Civil Nilson Farias, disse que a delegacia em Sorriso fez campanha para incentivar as denúncias e que, em média, são atendidos de cinco a seis casos diários de violência doméstica. Mil casos de investigações já foram concluídos, 200 ainda estão em andamento, com média de 50 concluídos mensalmente. O delegado destaca ainda que, a partir do momento que uma mulher é agredida fisicamente, a polícia pode agir a partir da denúncia de qualquer pessoa. Quando é ameaça depende de representação da vítima.
“Nós tivemos a criação do Núcleo de Atendimento Especializado à Mulher, temos atendimentos específicos de psicólogos e está sendo feita uma parceria junto com o Fórum do Ser Mulher, para poder agilizar ainda mais estes atendimentos. Na segunda-feira, tivemos seis pedidos de medidas protetivas, então demonstra que a campanha tem feito com que as mulheres busquem maior proteção e não aceite mais ser agredida”, expôs o delegado.
“Quando mais caso de violência temos expostos, significa que estamos dando este tipo de acolhimento, dando atendimento. As mulheres apanham, são violentadas e não levam essa violência ao conhecimento das autoridades. Já em Sorriso, como nós temos feito campanha alertando, mais mulheres não aceitam ser agredidas e, por esse motivo, aumenta o número de inquéritos policiais”, emendou. Ainda de acordo com o delegado, quando a mulher se reconcilia com o agressor o caso continua sendo acompanhando para evitar novas agressões.